Dicas de Músicas Para Cerimônias de Casamento

É inquestionável que a escolha das músicas é um passo importante para transmitir todas as emoções que a celebração carrega, além de falar muito sobre a personalidade dos noivos. Para acertar em cheio, é importante criar uma playlist equilibrada e que agrade a maioria de seus convidados, além de combinar com a proposta da festa. Preparamos dicas e uma seleção de músicas para casamento 2018 para inspirar!

Casal de noivos dançando na rua |Foto: iStock
Foto: iStock


Músicas para casamento 2018: as tendências e como definir a playlist

A cantora Roberta Rique explica que é preciso muita cautela na hora de escolher as músicas para casamento que irão personalizar a sua cerimônia. “É necessário avaliar alguns pontos antes de criar a trilha ideal. “Devemos sempre nos atentar à proposta do casamento, se é mais elegante ou despojado, à faixa etária dos convidados e ao estilo musical dos noivos e convidados”, declara.

“Com base nesses pontos montamos uma playlist bastante divertida e coerente. Por isso, é muito importante fazer reunião com os noivos, entender tudo sobre a vida deles”, completa a cantora.

Músicas para casamento 2018 veja seleções incríveis
Foto: Pinterest

 

Roberta enfatiza que a trilha sonora deve ser especial para o casal, mas que também deve seguir uma ordem crescente. “Sempre das mais calmas para as mais animadas”, conta. “E, claro, artistas clássicos como Tim Maia, Tom Jobim e Stevie Wonder sempre possuem boa aceitação e agradam a todos.”

As músicas nacionais para casamento também são muito pedidas pelos noivos. Algumas indicações são:

  • “Singular”, da dupla Anavitória
  • “Ainda Bem”, de Thiaguinho
  • “De Janeiro a Janeiro”, de Roberta Campos


Combinando os gostos musicais                            

O DJ Rodrigo Mantega, da Ricardo Dias Eventos, ressalta um ponto importante: combinar o gosto musical do casal antes de iniciar o processo de escolha. “Cada um tem suas particularidades. Tem alguns que gostam do mesmo estilo, mas outros são totalmente opostos. Sempre fazemos uma reunião de briefing musical para perguntar quais gêneros devem tocar e quais são proibidos”, explica.

O profissional também aponta que os gêneros pop, house e suas vertentes, rock, indie rock, e o tradicional flashback, geralmente estão entre os mais pedidos.

Casal dançando na praia |Foto: iStock
Foto: iStock

 

Músicas para casamento religioso

Quando a cerimônia é religiosa, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher as músicas para casamento 2018. “É importante levar em consideração o ministro da igreja. Mas os noivos também precisam expor os seus gostos para montar um repertório com base nas músicas que sejam especiais para eles”, explica Roberta.

Músicas para casamento 2018 cerimônia religiosa
Foto: Pinterest

 

Segundo a profissional, a canção “Ave Maria” segue como a mais pedida em cerimônias religiosas. Porém, Mantega afirma que há outras opções que também fazem sucesso. “Clássicos como ‘Marcha Nupcial’ e instrumentais dos Beatles e de canções da MPB estão entre as mais pedidas”, declarou.

Segundo o DJ, mesmo em casamentos religiosos, os noivos têm feito alguns pedidos mais inovadores e que deixam a cerimônia mais personalizada. “Trem Bala”, de Ana Vilela, está fazendo sucesso na entrada das daminhas e dos pajens. Já “Perfect”, de Ed Sheeran, virou alternativa para a entrada da noiva. E até os temas da Liga dos Campeões da Europa e da série Game of Thrones foram utilizados para a entrada do noivo e dos padrinhos, respectivamente.


Sugestões de música para casamento 2018

Em seu site, Roberta cita diversas opções para todos os momentos da cerimônia. Confira algumas:

  1. Entrada dos padrinhos: “Wave”, de Tom Jobim, “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, “Make You Feel My Love”, de Adele, “Endless Love”, de Lionel Richie e Shania Twain.
  2. Entrada dos pais: “Daughter”, de John Mayer, “I”ll Be There”, de Mariah Carey, “Wonderful World”, de Louis Armstrong e suas versões.
  3. Entrada do noivo: “Your Song”, de Elton John, “Pétala”, de Djavan, “I Don’t Wanna Miss a Thing”, do Aerosmith, “Pensando em Você”, do Paulo Moska.
  4. Entrada da noiva: “Marcha Nupcial”, “A Thousand Years”, de Christina Perri, “Something”, dos Beatles“Linger”, de Cranberries, “Sol de Primavera”, de Flávio Venturini.


Músicas para festa de casamento

A expectativa é que diversas músicas que fizeram sucesso em 2017 continuem bombando na hora de escolher as músicas para casamento 2018. “Todos os sucessos do último ano tocaram nos nossos casamentos. As músicas que fizeram sucesso no passado, entretanto, sempre são pedidas”, afirma Mantega.

De acordo com o DJ, as músicas para casamento 2017 que mais fizeram sucesso foram exatamente as que mais tocaram nas rádios. Hits como “Despacito”, de Luis Fonsi e Daddy Yankee, “Felices los 4”, de Maluma, e “24K Magic”, de Bruno Mars, foram algumas das mais pedidas nas festas. “E a tendência é que continuem fazendo sucesso em 2018”, explica.