Do chuveiro para os palcos (Parte 1)

Cantores queridos, não existe fórmula mágica. É preciso praticar e estudar muito. Um bom cantor, um artista de relevância não se forma da noite pro dia. Talento, muitos tem, mas poucos conseguirão chegar aonde sonham . Aliás, qual é o seu sonho? Seu empenho e investimento deverá ser do tamanho, ou maior, do que ele. Mas…por onde devo começar já que só canto no chuveiro?
Bem, vou falar um pouco da minha experiência. Eu comecei cantando no chuveiro também, e no início, meu sonho era muito simples: Cantar em público!!! Já foi uma grande vitória sair do meu quarto trancado e cantar na sala de casa, onde meus pais e irmãos transitavam. Como eles nunca disseram que eu era péssimo eu fui querendo mais, e me empolgando. Se o seu sonho é apenas cantar, comece procurando um coral, forme uma banda com amigos, cante no grupo da igreja, nas rodas de violão. Solte sua voz, se exponha. Como cantar é algo mágico e inspirador tenho certeza que logo você irá querer mais, e irá procurar um professor ou uma escola de música, assim como eu fiz, logo que senti que precisava de uma orientação técnica. A boa notícia é que hoje temos muuuuuitos bons professores dando aulas perto de você, ou mesmo na internet, portanto, não tem desculpa pra não estudar.
Quando você começar a fazer aulas de canto, em poucos meses notará melhorias, sua auto-confiança irá aumentar e, logo sentirá que está na hora de encarar o público. Daí, você precisa começar a experimentar os “palcos” que a vida lhe oferece e ver o impacto de suas performances. No meu caso, minha primeira vez num palco foi em um concurso de música na escola de inglês em que eu estudava e, no mesmo ano, também comecei a participar de festivais de karaokê. Foram experiências incríveis que serviram pra medir a reação do público com minhas atuações. Quando eu desci do palco após minha estréia eu tive a certeza de que cantar era o que eu mais gostava de fazer na vida.
O passo seguinte é continuar estudando e ir aumentando sua rede de contatos com pessoas que gostam do que você gosta, músicos, cantores, e claro, o público que gosta de te ouvir cantando. Hoje em dia, com um celular na mão e a internet, o mundo inteiro pode ser sua platéia. Que tal publicar um vídeo cantando sua música preferida nas redes sociais? Cante sempre o que você gosta e acredite no seu estilo, por menos interessante que ele possa parecer para alguns. Se já conseguiu montar um bom repertório, umas 30 músicas, mais ou menos, avalie a possibilidade de fazer um show para um grupo de amigos, numa festa de família, num contexto não profissional. Mas não tenha pressa, nem se cobre tanto. Curta cada momento musical e vá adquirindo “horas de vôo”, aos poucos, despretensiosamente.
E bora cantar até os 100 anos!!!

Segue a letra de uma música que fala um pouco da minha história. Não deixem de ouvir a música no Spotify, ok?

SOBRE VIVER CANTANDO
Alysson Takaki

Eu me entregava à viagens
De que o mundo haveria de me escutar
Quanto mais longe, mais belo o lugar
Meu vasto horizonte, pequeno
Fui levando… relevando

Nada que o tempo não fosse mudar
Meus 20 anos passaram feito um vendaval
E mesmo caindo de um sonho
A plenos pulmões fui soltando minha voz
Me perdendo… me encontrando

Admirável, insano
Tudo que é feito no coração
Incomparável, extremo
Vida pulsando em mim
Numa canção

Hoje, nos bares, nos bailes
Madrugada fria de verão
Encontro um olhar que me aquece
E já não dou ouvidos à solidão

Admirável, insano
Tudo que é feito no coração
Incomparável, extremo
Vida pulsando em mim
Numa canção

Luzes que se acendem e irradiam
Versos imperfeitos mas fiéis
Lágrimas contidas que revelam um pouco do que há em nós

Admirável, insano
Tudo que é feito no coração
Incomparável, extremo
Vida pulsando em nós
Nesta canção.